• Cabeçalho

Notícias

03/03/2021 21:03

Curso de Extensão (UEFS/ERE) – Teoria do Reconhecimento e Pensamento Decolonial: Diálogos e Interdições

Curso de Extensão (Longa Duração) oferecido durante o Ensino Remoto Emergencial 2021 (ERE/2021) da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, pelo professor Antonio Cesar Ferreira da Silva (Coordenador) com a colaboração do bolsista-discente Jader Vinicius Carvalho dos Santos (Extensionista).

O presente Curso de Extensão tem como objeto uma discussão que tem assumido centralidade no debate filosófico contemporâneo que é relativa ao conceito de Reconhecimento. A questão do reconhecimento envolve uma série de dimensões que perpassam diversas áreas da filosofia, como a política e a do direito. Além destas, ela também toca em tópicos da Filosofia Social, da Filosofia da Arte (Estética) e da Filosofia da Educação. Aqui, se quer cruzar crítica e dialeticamente estas diversas dimensões da reflexão filosófica que o conceito de Reconhecimento provoca, quando do seu desdobramento no olhar que este conceito levanta sobre aquele que é olhado. Ou seja, o que nos instiga é como as perspectivas de reconhecimento se desdobram em um modo como olhamos uns aos outros. Nesse sentido, esse Curso de Extensão se propõe a discutir como o conceito de Reconhecimento se efetiva no olhar o Outro; olhar este que pode inclusive incluir ou excluir este outro de uma determinada estrutura de sociabilidade, habilitando ou desabilitando comunidades e a própria Democracia.

Nesse sentido, pretende-se contrastar o debate hegemônico em torno do conceito de Reconhecimento com a tradição suleada do pensamento Decolonial, em suas diversas matizes, a fim de perceber os diálogos possíveis e os limites epistemológicos e pedagógicos entre as duas abordagens. Ou seja, vislumbrar até onde o Reconhecimento, nos moldes em que tem sido pensado, é hábil a construir mecanismos de emancipação e afirmação da humanidade dos condenados da terra (FANON, 1968), nos conflitos contemporâneos por libertação.
Desta forma, esta reflexão pretende confrontar duas tradições, que se baseiam em cosmovisões distintas, contraste que pode nos ajudar a entender a origem do olhar que temos sobre os outros e sobre nós mesmos, bem como as possibilidades e interdições para a construção novos horizontes éticos, políticos, estéticos e epistêmicos.

Início: 11/03/2021
Fim: 13/05/2021
Encontros Semanais - 5a Feira, 14h –16h
Duração: 11 (Onze) Semanas
Carga Horária: 30h
Vagas: 20 (serão bem-vindos ouvintes além das vinte vagas-limite).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.