07/05/2021 12:05

Seminário de Formação Docente: O Desafio do Ensino de Filosofia na Pandemia

Acontecerá nos dias 14, 21 e 28 de maio de 2021 a partir das 19hs, o "Seminário de Formação Docente: O Desafio do Ensino de Filosofia na Pandemia". O evento conta com a organização do Prof. Me. Maurício Silva Alves e alunos da disciplina CHF561 Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Vale ressaltar que, devido à pandemia do novo coronavírus, o seminário será de forma online, e em breve estaremos divulgando mais informações sobre a plataforma a ser utilizada.

A proposta do evento tem como objetivo a discussão sobre a formação do professor de Filosofia no momento presente, a saber, o Ensino de Filosofia no período remoto em decorrência da Pandemia Mundial do Covid-19. Pensar o Ensino de Filosofia na realidade escolar contemporânea, não é algo tranquilo. Existem muitos obstáculos a serem superados para que a filosofia volte a ser uma presença possível, esse é o contexto da filosofia na Educação Básica: desde o resistir aos discursos intervalares e superar a sua ameaçada obrigatoriedade da Filosofia como disciplina no Ensino Médio, até o desafio na formação de professores de filosofia em tempos de pandemia. O desafio “em sua maior parte encontra-se em escolas públicas com precária qualidade de ensino, sendo portadora de graves deficiências educativas, tanto do ponto de vista linguístico como em relação a referências culturais de caráter mais amplo” (RODRIGO, 2009, p. 1).

Programação:

Data: 14 de maio de 2021
Tema: PIBID e Residência Pedagógica: entre o pedagógico e o filosófico
Aletuza Gomes Leite
Anna Paula de Alencar Lima Pinto
Laurenio Leite Sombra

Data: 21 de maio de 2021
Tema: Relatos de experiência da docência de filosofia em tempos de pandemia
André Figueiredo Brandão
Jones de Oliveira Barbosa