19/07/2022 16:07

Matrícula 2022.2 - Recomendações da Coordenação do Colegiado de Filosofia

No período de 21 a 26 de julho de 2022 teremos a Matrícula Web 2022.2 dos cursos de graduação, inclusive na Filosofia. Neste link, apresentamos o quadro de horários desse período com os respectivos professores. Aqui no site do colegiado, o quadro também está disponível na aba HORÁRIOS 2022.2 do menu. Afora isso, mais algumas considerações importantes:

• Também para esse semestre será necessária a comprovação do esquema vacinal completo para a efetivação da matrícula. Neste momento, “esquema vacinal completo” inclui a primeira dose de reforço. Sugiro que já verifiquem seus comprovantes para envio em breve.

• Como temos os cursos de Licenciatura, Bacharelado, mais o curso antigo (com as respectivas modalidades de Licenciatura e Bacharelado), as disciplinas disponibilizadas são diferentes, a depender da situação em que se enquadra o aluno. Nos novos cursos, também ainda há os pré-requisitos que podem impedir a matrícula de alguma disciplina.

• Por uma limitação de professores, não conseguimos disponibilizar neste semestre disciplinas do nosso leque de optativas. No entanto, disponibilizamos para todas as modalidades componentes que não são obrigatórios para aquela modalidade, mas que serão aceitos como optativas. Para algumas disciplinas de bacharelado com conteúdos mais amplos, disponibilizaremos aqui no site um pouco desses conteúdos no semestre. O aluno que cumprir algum desses componentes só precisará posteriormente fazer uma solicitação à DAA de equivalência como optativa (na ocasião, a secretaria do colegiado poderá explicar melhor o procedimento, é bem simples).

• Neste semestre também disponibilizaremos o componente LET521 – Inglês Instrumental I, que trabalhará a leitura de textos filosóficos em língua inglesa. Ele é obrigatório para o novo curso de bacharelado, mas pode ser aproveitado como optativa pelas demais modalidades. No semestre passado, houve um problema na transferência da professora que vinha da Uneb, mas agora ela já está disponível. No ajuste posterior ao ajuste web, mediante solicitação, faremos a matrícula de vagas remanescentes para alunos das outras modalidades, além do bacharelado.

• O componente CHF261 - Prática de Ensino de Filosofia Política, do 6º semestre do novo curso de Licenciatura, não será ofertado neste semestre;

• A depender da modalidade, há a possibilidade de aproveitamento de disciplinas eletivas (de outros cursos, não previstas entre as optativas da filosofia) como optativas no seu curso. Não temos quadros de horários dessas disciplinas (a informação depende de cada colegiado), mas o aluno que tiver interesse em se matricular em uma delas deverá no período de ajuste de matrícula feito pelo colegiado (entre 15 e 17 de agosto) verificar a possibilidade de vaga no respectivo colegiado. Havendo vaga, pode ser solicitada para o colegiado do curso que oferta a disciplina a transferência da vaga e, uma  vez efetuada, o colegiado de filosofia realiza a matrícula.

• Para alunos que pretendem fazer Monografia II (TCC - o Trabalho de Conclusão de Curso), no período de ajuste feito pelo colegiado serão cadastradas turmas específicas para cada orientador. A criação dessas turmas (e a consequente matrícula dos alunos interessados) depende da anuência do orientador. Portanto, sugiro que já inicie o contato com seu possível orientador para isso.

• Para os alunos que estão perto de concluir o curso, sugerimos que verifique se já fez a pontuação das atividades complementares (200 horas), passando os comprovantes das atividades para o colegiado. Sugerimos ainda que não deixem para a última hora.

• Progressivamente, estamos desativando os semestres do antigo curso de filosofia. Agora, para 2022.2, os discentes desse curso já não poderão se matricular em disciplinas dos três primeiros semestres do seu curso, que foram desativadas. O discente que ainda “deve” disciplinas dos três primeiros semestres precisa (no intervalo do recesso), para se matricular nelas, fazer o pedido de migração para o novo curso, Licenciatura ou Bacharelado. Aqueles que pretendem fazer isso, peço que informem ao colegiado através do e-mail colfilosofia@uefs.br e informaremos o trâmite. Feita a migração, discutiremos caso a caso a melhor forma de adaptação ao novo curso, com aproveitamento de componentes do curso antigo.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail colfilosofia@uefs.br.