Monografias
Monografias do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da UEFS
Semestre: 2023.1
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
Expressividade musical: a teoria da semelhança de Stephen Davies |
Aldo Silva Buraen | Prof. Charliston Pablo do Nascimento |
O existencialismo em Frantz Fanon: a descida aos verdadeiros infernos entre a extraviação existencial e o engajamento branco como forma de essencialização do negro | José Henrique de Jesus Silva | Prof. Malcom Guimarães Rodrigues |
Intencionalidade sensível em Santo Tomás de Aquino | Lucas de Souza | Prof. Antônio Janunzi Neto |
Educação para promoção da liberdade: anotações sobre os contributos pedagógicos de Rousseau | Maiara dos Anjos Santos | Prof. Alexnaldo Teixeira Rodrigues |
A falseabilidade em Karl Popper: demarcação e método científico | Maria Elayne Adorno Santos | Prof. Wagner Oliveira Teles |
O conceito de valor na ética de Max Scheler | Maria Litza Matos dos Santos | Prof. Laurenio Leite Sombra |
A contemporaneidade da arte de Carybé e seu mundo da arte | Rita Marcia Amparo Macedo | Prof. Charliston Pablo do Nascimento |
Semestre: 2022.2
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
O conceito de arte e suas complexidades | Angelis Freitas Ribeiro Silva | Prof. Charliston Pablo do Nascimento |
O Museu Regional de Artes de Feira de Santana e a Filosofia da História de Walter Benjamin | Daniel Sales da Conceição | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
A Linguagem no Tractatus de Wittgenstein | Juan Erlle Cunha de Oliveira | Prof. Wagner Teles de Oliveira |
Educação natural | Monica Maria Ferreira dos Santos | Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva |
Filosofia africana e afrobrasileira: por uma perspectiva de libertação do ensino de filosofia | Vera Lucia de Freitas Sousa Barbosa | Prof. Luis Carlos Ferreira dos Santos |
Semestre: 2022.1
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
O caminho para a contemplação: um estudo sobre as potencialidades da alma em Santo Agostinho | Augusto da Rocha Lima | Prof. Antonio Janunzi Neto |
A garantia da liberdade do homem através da educação | Alex Pereira dos Santos | Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva |
Temporalidade como sentido ontológico do ser do Dasein | Adriano Brito Feitosa | Prof. Laurenio Leite Sombra |
As implicações do determinismo na ética da responsabilidade segundo Jean-Paul Sartre | Gabriela Peixoto Oliveira Barbosa |
Prof. Malcom Guimarães Rodrigus |
Compreensão do narcisismo contemporâneo à luz de Byung-Chul Han | Jefferson Gonçalves Dias | Prof. Charliston Pablo do Nascimento |
O Ensino de Filosofia como condição de possibilidade para a formação do sujeito autônomo | Maria Bevane de Jesus Almeida | Prof. Daniel Nery da Cruz |
A importância da filosofia negro-africana nas instituições educativas | Maria dos Reis de Jesus Moreira | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
Uma pedagogia da autonomia na criação de um sujeito dionisíaco: um diálogo entre Nietzsche e Paulo Freire | Vinícius Pimentel Ferreira | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
Semestre: 2021.2
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
A alteridade na Filosofia e suas implicações em Libras |
Fred Silva de Abreu |
Prof. Maurício Silva Alves |
Interdisciplinaridade e Ensino de Filosofia | Janiel de Oliveira Santos | Prof. Maurício Silva Alves |
Filosofia e a experiência afrobrasileira | José Adilson Araújo Júnior | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
A análise do racismo na perspectiva do biopoder | José Raimundo Lisboa Santana | Prof. Malcom Guimarães Rodrigues |
O saber sensível na perspectiva educacional | Onésimo Lima de Almeida | Prof. Luis Carlos Ferreira dos Santos |
Sobre a origem e a natureza do estado em Thomas Hobbes | Oto Oliveira de Souza | Prof. Laurenio Leite Sombra |
O medo e as suas faces na Filosofia de Thomas Hobbes | Rodrigo de Jesus Perreira | Prof. Laurenio Leite Sombra |
Semestre: 2020.1
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
O Corpo das Yabás: Corpo e africanidade no pensamento de Célistin Monga |
Aliny Pinheiro Queiroz |
Prof. Jorge Luiz Nery Santana |
Pensar a sexualidade: leituras a partir da filosofia de Platão e Foucault | Alisson dos Santos Passos | Prof. Mauricio Silva Alves |
O devir-criança e outras infâncias em Paulo Freire: Um diálogo filosófico sobre infâncias e educação entre Walter Koahn e Paulo Freire | Gilvaneide Carneiro Cordeiro | Prof. Jorge Luiz Nery Santana |
O problema prático da identidade pessoal: uma abordagem kantiana | Henri Marcel de Oliveira São Paulo | Prof. Laurenio Leite Sombra |
A descoberta e a essência do eu em Descartes | Joildo Silva de Jesus | Prof. Diogo Campos da Silva |
A Busca da Felicidade em Santo Agostinho | Maria Cervellon Cerqueira Dutra | Prof. Antonio Janunzi Neto |
Ser-no-mundo enquanto caráter existencial do Dasein em Ser e Tempo de Martin Heidegger | Naiane Meireles de Almeida |
Profª. Tatiane Pereira Boechat |
Interfaces do 'devir-negro do mundo' e o holocausto brasileiro | Rosemeire de Paula da Silva | Prof. Jorge Luiz Nery Santana |
Ano: 2020
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
A natureza da relação sujeito e objeto para a filosofia cartesiana |
Amanda Ataíde dos Santos |
Prof. José Portugal dos Santos Ramos |
David Hume e o Problema da Causalidade nas Investigações Sobre o Entendimento Humano. | Caio Leone de Almeida Moura Filho | Prof. Wagner Teles de Oliveira |
A didática no ensino de filosofia: uma abordagem em Deleuze sobre o conceito | Carina Alves de Souza Mota Sampaio | Prof. Maurício Silva Alves |
O uso positivo da razão pura na epistemologia kantiana. | Claudinei Alves Santos | Prof. Diogo Campos da Silva |
Por uma Filosofia Política Afrocentrada: Um estudo em Abdias do Nascimento | Cleiton de Aragão Alves | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
O Ensino de Filosofia na educação profissional e tecnológica em Feira de Santana: O caso IFBA | Edlene Pereira de Castro Silva | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
Mente-corpo em Descartes: Duas substâncias distintas e harmônicas | Fernando Ventura Torres | Prof. José Portugal Ramos |
Um estudo sobre o problema da Fraqueza Moral: a distinção entre akrasia e intemperança em Aristóteles |
Janaína Emanuelle da Silva Santos Ribeiro | Profª. Adriana Santos Tabosa |
“Torna-se o que se é”: Uma proposta de Ensino em Filosofia a partir do livro Assim falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche | Jeanildo de Aragão Alves | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
A Crítica e o Problema de Gettier | Lucas Jairo Cervantes Bispo | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
(Des) colonizando a Filosofia: Uma discussão sobre o Ensino Médio e Filosofia Africana | Perpétua Santana de Souza | Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
A philia política como fundamento da polis | Tamires de Souza Coelho | Profª. Adriana Santos Tabosa |
Ano: 2019
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
Desobediência Epistêmica |
Ângelo de Oliveira França |
Prof. Laurenio Leite Sombra |
A desconstrução heideggeriana de conceitos tradicionais de homem: um olhar sobre as relações com o mundo |
Arnaldo da Silva Soares |
Profª. Caroline Vasconcelos |
ONDE ESTÃO OS NEGROS? Um pensamento sobre o apagamento, a invisibilidade e a resistência do corpo negro na diáspora africana | Celly Rodrigues Santos | Prof. Jorge Luiz Nery |
O Método na descoberta do Cogito |
César Augusto Vaz Sampaio Filho |
Prof. José Portugal dos Santos Ramos |
O ensino de filosofia emancipatório no ensino médio: uma perspectiva existencialista a partir de Sartre | Daniel de Lime Muniz | Prof. Maurício Silva Alves |
A necessidade da descolonização do pensamento e do ensino para combater o Racismo Acadêmico e sua transposição para outras esferas sociais |
Laila Geovana Moreira Beirão |
Prof. Humberto Luiz Lima de Oliveira |
Inteligência Artificial e Filosofia da Mente: Delimitando fronteiras entre homens e máquinas |
Leila Cristina Lopes dos Santos |
Prof. Antonio Januzzi Neto |
Liberalidade e magnificência: virtudes e felicidade individual e coletiva em Aristóteles | Jandiara Santos Almeida de Souza | Prof. Diogo Campos da Silva |
Compreensão e mundo: as bases ontológico-existenciais do conhecimento em Ser e Tempo de Martin Heidegger | Natan Luiz Neri de Souza | Profª. Tatiane Pereira Boechat |
O Ensino de Filosofia e sua trajetória histórica: Uma reflexão deleuzeana sobre os problemas educacionais na Escola Básica |
Mirian da Cruz Lima | Prof. Mauricio Silva Alves |
O Ensino de Filosofia e as recentes políticas de educação: A Educação Menor em Deleuze como possível saída | Ricardo Ferreira Rocha | Prof. Mauricio Alves da Silva |
O Ensino de Filosofia e Interdisciplinaridade: Perspectivas para a Educação Básica |
Solange Nery Alves Aquino |
Prof. Mauricio Silva Alves |
Ano: 2018
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
Metafísica e Conhecimento em Tomás de Aquino: Questões sobre a relação entre Matéria e Abstração |
Brenda Oliveira do Espírito Santo |
Prof. Antonio Janunzi Neto |
Mundanidade do mundo em Ser Tempo | Crislane Barreto Santana | Profª. Tatiane Pereira Boechat |
Aplicação em ensino de filosofia para o ensino médio | Ezequiel Marivaldo Lopes Cirne | Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva |
Considerações sobre a crítica de Heidegger à modernidade | Jones de Oliveira Barbosa | Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro |
O processo produtivo e existencial do homem na teoria valor-trabalho em Marx | Jordânia Araújo Martins Leal | Profª. Adriana Santos Tabosa |
O ensino de filosofia e a relação sobre-saber: Um olhar a partir de Foucault | Kercia Caroline Brito de Lima | Prof. Maurício Silva Alves |
A transição do homem do estado natural para o estado social: uma perspectiva sobre a origem da desigualdade em Rousseau | Lucas de Souza Santos | Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva |
Gênero e agência: uma investigação a partir de Judith Butler | Priscila Leal Bispo Lopes | Prof. Laurenio Leite Sombra |
A praga aristotélica na peste psicanalítica: o bem supremo na psicanálise lacaniana | Ramon Oliveira dos Santos | Prof. Malcom Guimarães Rodrigues |
Filosofia, ensino e aprendizagem uma contribuição do método socrático | Ricardo Martins Leal | Profª. Adriana Santos Tabosa |
Ano: 2017
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
Fisicalismo mínimo, Causalidade e Consciência - Prospecções de um Câmbio Ontológico do Epifenomenalismo dos Qualia ao Epifisicalismo |
Aislan Alves Bezerra |
Prof. Daniel Nery da Cruz |
A concepção de emoção em Sartre: Uma análise da consciência e da emoção | Carlos Geovane Pereira Ramos | Prof. Malcom Guimarães Rodrigues |
O livro didático de filosofia e a lei 10.639: contradições e perspectivas em uma educação multirreferencial | Helaine Santos Salomão | Profª. Francis mary Correira Rosa |
O movimento sofista e a crítica platônica | José Roque Jesus Santos | Prof ª. Adriana Santos Tabosa |
Lei 11.645/08: Um Devir menor no currículo de Filosofia |
Lorena de Oliveira Asevedo |
Profª. Francis Mary Soares Correia da Rosa |
Um estudo da noção de Poiesis em Metafísíca, I, 1 | Thiago Araújo Borges El-Chami | Profª. Adriana Santos Tabosa |
Ano: 2016
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
O conceito de crença na filosofia de David Hume |
Antonio Pereira Rebouças |
Prof. Wagner Teles de Oliveira |
O propósito do autor como critério de distinção entre arte e não-arte após a passagem do gosto para o significado: O Caso 'Fountain', de Marcel Duchamp |
Jorge Campelo de Albuquerque e Melo
Frei Dom O.F.M.Conv. |
Prof. Charliston Pablo do Nascimento |
Educação e Liberdade: Paulo Freire e Sartre, um diálogo possível? |
José Américo Soares Neto |
Prof. Jorge Luiz Nery de Santana |
A Grande Política como perspectiva de superação da pequena política no Estado Moderno |
Lenildo Pereira da Silva |
Prof. Túlio Madson de Oliveira Galvão |
A noção de “jogos de linguagem” nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein |
Lívia Karla lima Leite |
Prof. Wagner Teles de Oliveira |
Um estudo sobre a Ideia de Deus |
Rosenildes Sandes dos Santos |
Prof. Antonio Janunzi Neto |
Conceito de Historicidade em Ser e Tempo de Martin Heidegger |
Simone Freitas Santos |
Profª. Tatiane Boechat A. Zunino |
Um estudo sobre o conceito de Liberdade em Rousseau |
Tâmara Fonseca da Silva |
Prof. Laurenio Leite Sombra |
Ano: 2015
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
A certeza em Wittgenstein |
Cristiane Silva Villa Flor |
Prof. Wagner Teles de Oliveira |
A herança kantiana presente no conceito freudiano de Pulsão: Uma investigação à luz da obra Seminários de Zollikon |
Luciene Braga Ramos Borges |
Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro |
O progresso histórico-dialético da Consciência na Fenomenologia do Espírito de Hegel |
Luiz Felipe Magalhães de Melo |
Prof. Wagner Teles de Oliveira |
Consciência, Liberdade e Má-Fé em Sartre: Introdução aos conceitos |
Marconi Venancio Feitosa |
Prof. Malcom Rodrigues Guimarães |
A noção de Corpo na Analítica do Poder de Michel Foucault |
Rafael Azevedo dos Santos |
Prof. Malcom Rodrigues Guimarães |
Bergson vai ao cinema: Sobre a relação do espectador com o espetáculo cinematográfico |
Yves Marcel de Oliveira São Paulo |
Prof. Laurenio Leite Sombra |
Ano: 2014
TÍTULO |
AUTOR |
ORIENTADOR |
Filosofia Brasileira - Um sonho ou uma possibilidade? |
André Renê Barboni |
Prof. Ângelo Márcio Macedo Gonçalves |
O pensar heideggeriano sobre a Técnica |
Barnabé Loewenstein |
Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro |
O Impessoal na analítica existencial de Ser e Tempo |
Sérgio Santos Sena |
Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro |
Phantasia, Sensação e Intelecção em Aristóteles |
Vitor Duarte Ferreira |
Prof. Antonio Janunzi Neto |