• Cabealho

Monografias

Monografias do curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da UEFS

Ano: 2020

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

A natureza da relação sujeito e objeto para a filosofia cartesiana

Amanda Ataíde dos Santos

Prof. José Portugal dos Santos Ramos

David Hume e o Problema da Causalidade nas Investigações Sobre o Entendimento Humano. Caio Leone de Almeida Moura Filho Prof. Wagner Teles de Oliveira
A didática no ensino de filosofia: uma abordagem em Deleuze sobre o conceito Carina Alves de Souza Mota Sampaio Prof. Maurício Silva Alves
O uso positivo da razão pura na epistemologia kantiana. Claudinei Alves Santos Prof. Diogo Campos da Silva
Por uma Filosofia Política Afrocentrada: Um estudo em Abdias do Nascimento Cleiton de Aragão Alves Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
O Ensino de Filosofia na educação profissional e tecnológica em Feira de Santana: O caso IFBA Edlene Pereira de Castro Silva Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
Mente-corpo em Descartes: Duas substâncias distintas e harmônicas Fernando Ventura Torres Prof. José Portugal Ramos
Um estudo sobre o problema da Fraqueza Moral: a distinção entre
akrasia e intemperança em Aristóteles
Janaína Emanuelle da Silva Santos Ribeiro Profª. Adriana Santos Tabosa
“Torna-se o que se é”: Uma proposta de Ensino em Filosofia a partir do livro Assim falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche Jeanildo de Aragão Alves Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
A Crítica e o Problema de Gettier Lucas Jairo Cervantes Bispo Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
(Des) colonizando a Filosofia: Uma discussão sobre o Ensino Médio e Filosofia Africana Perpétua Santana de Souza Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
A philia política como fundamento da polis Tamires de Souza Coelho Profª. Adriana Santos Tabosa


Ano: 2019

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Desobediência Epistêmica

Ângelo de Oliveira França

Prof. Laurenio Leite Sombra

A desconstrução heideggeriana de conceitos tradicionais de homem: um olhar sobre as relações com o mundo

Arnaldo da Silva Soares

Profª. Caroline Vasconcelos

ONDE ESTÃO OS NEGROS? Um pensamento sobre o apagamento, a invisibilidade e a resistência do corpo negro na diáspora africana Celly Rodrigues Santos Prof. Jorge Luiz Nery

O Método na descoberta do Cogito

César Augusto Vaz Sampaio Filho

Prof. José Portugal dos Santos Ramos

O ensino de filosofia emancipatório no ensino médio: uma perspectiva existencialista a partir de Sartre Daniel de Lime Muniz Prof. Maurício Silva Alves

A necessidade da descolonização do pensamento e do ensino para combater o Racismo Acadêmico e sua transposição para outras esferas sociais

Laila Geovana Moreira Beirão

Prof. Humberto Luiz Lima de Oliveira

Inteligência Artificial e Filosofia da Mente: Delimitando fronteiras entre homens e máquinas

Leila Cristina Lopes dos Santos

Prof. Antonio Januzzi Neto

Liberalidade e magnificência: virtudes e felicidade individual e coletiva em Aristóteles Jandiara Santos Almeida de Souza Prof. Diogo Campos da Silva
Compreensão e mundo: as bases ontológico-existenciais do conhecimento em Ser e Tempo de Martin Heidegger Natan Luiz Neri de Souza Profª. Tatiane Pereira Boechat

O Ensino de Filosofia e sua trajetória histórica: Uma reflexão deleuzeana sobre os problemas educacionais na Escola Básica

Mirian da Cruz Lima Prof. Mauricio Silva Alves
O Ensino de Filosofia e as recentes políticas de educação: A Educação Menor em Deleuze como possível saída Ricardo Ferreira Rocha Prof. Mauricio Alves da Silva

O Ensino de Filosofia e Interdisciplinaridade: Perspectivas para a Educação Básica

Solange Nery Alves Aquino

Prof. Mauricio Silva Alves

Ano: 2018

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Metafísica e Conhecimento em Tomás de Aquino: Questões sobre a relação entre Matéria e Abstração

Brenda Oliveira do Espírito Santo

Prof. Antonio Janunzi Neto

Mundanidade do mundo em Ser Tempo Crislane Barreto Santana Profª. Tatiane Pereira Boechat
Aplicação em ensino de filosofia para o ensino médio Ezequiel Marivaldo Lopes Cirne Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva
Considerações sobre a crítica de Heidegger à modernidade Jones de Oliveira Barbosa Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro
O processo produtivo e existencial do homem na teoria valor-trabalho em Marx Jordânia Araújo Martins Leal Profª. Adriana Santos Tabosa
O ensino de filosofia e a relação sobre-saber: Um olhar a partir de Foucault Kercia Caroline Brito de Lima Prof. Maurício Silva Alves
A transição do homem do estado natural para o estado social: uma perspectiva sobre a origem da desigualdade em Rousseau Lucas de Souza Santos Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva
A praga aristotélica na peste psicanalítica: o bem supremo na psicanálise lacaniana Ramon Oliveira dos Santos Prof. Malcom Guimarães Rodrigues
Filosofia, ensino e aprendizagem uma contribuição do método socrático Ricardo Martins Leal Profª. Adriana Santos Tabosa

Ano: 2017

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Fisicalismo mínimo, Causalidade e Consciência - Prospecções de um Câmbio Ontológico do Epifenomenalismo dos Qualia ao Epifisicalismo

Aislan Alves Bezerra

Prof. Daniel Nery da Cruz

A concepção de emoção em Sartre: Uma análise da consciência e da emoção Carlos Geovane Pereira Ramos Prof. Malcom Guimarães Rodrigues
O livro didático de filosofia e a lei 10.639: contradições e perspectivas em uma educação multirreferencial Helaine Santos Salomão Profª. Francis mary Correira Rosa
O movimento sofista e a crítica platônica José Roque Jesus Santos Prof ª. Adriana Santos Tabosa

Lei 11.645/08: Um Devir menor no currículo de Filosofia

Lorena de Oliveira Asevedo

Profª. Francis Mary Soares Correia da Rosa

Um estudo da noção de Poiesis em Metafísíca, I, 1 Thiago Araújo Borges El-Chami Profª. Adriana Santos Tabosa


Ano: 2016

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

O conceito de crença na filosofia de David Hume

Antonio Pereira Rebouças

Prof. Wagner Teles de Oliveira

O propósito do autor como critério de distinção entre arte e não-arte após a passagem do gosto para o significado: O Caso 'Fountain', de Marcel Duchamp

Jorge Campelo de Albuquerque e Melo

Frei Dom O.F.M.Conv.

Prof. Charliston Pablo do Nascimento

Educação e Liberdade: Paulo Freire e Sartre, um diálogo possível?

José Américo Soares Neto

Prof. Jorge Luiz Nery de Santana

A Grande Política como perspectiva de superação da pequena política no Estado Moderno

Lenildo Pereira da Silva

Prof. Túlio Madson de Oliveira Galvão

A noção de “jogos de linguagem” nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein

Lívia Karla lima Leite

Prof. Wagner Teles de Oliveira

Um estudo sobre a Ideia de Deus

Rosenildes Sandes dos Santos

Prof. Antonio Janunzi Neto

Conceito de Historicidade em Ser e Tempo de Martin Heidegger

Simone Freitas Santos

Profª. Tatiane Boechat A. Zunino

Um estudo sobre o conceito de Liberdade em Rousseau

Tâmara Fonseca da Silva

Prof. Laurenio Leite Sombra


Ano: 2015


TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

A certeza em Wittgenstein

Cristiane Silva Villa Flor

Prof. Wagner Teles de Oliveira

A herança kantiana presente no conceito freudiano de Pulsão: Uma investigação à luz da obra Seminários de Zollikon

Luciene Braga Ramos Borges

Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro

O progresso histórico-dialético da Consciência na Fenomenologia do Espírito de Hegel

Luiz Felipe Magalhães de Melo

Prof. Wagner Teles de Oliveira

Consciência, Liberdade e Má-Fé em Sartre: Introdução aos conceitos

Marconi Venancio Feitosa

Prof. Malcom Rodrigues Guimarães

A noção de Corpo na Analítica do Poder de Michel Foucault

Rafael Azevedo dos Santos

Prof. Malcom Rodrigues Guimarães

Bergson vai ao cinema: Sobre a relação do espectador com o espetáculo cinematográfico

Yves Marcel de Oliveira São Paulo

Prof. Laurenio Leite Sombra


Ano: 2014

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Filosofia Brasileira - Um sonho ou uma possibilidade?

André Renê Barboni

Prof. Ângelo Márcio Macedo Gonçalves

O pensar heideggeriano sobre a Técnica

Barnabé Loewenstein

Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro

O Impessoal na analítica existencial de Ser e Tempo

Sérgio Santos Sena

Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro

Phantasia, Sensação e Intelecção em Aristóteles

Vitor Duarte Ferreira

Prof. Antonio Janunzi Neto



Recomendar esta pgina via e-mail: