• Cabeçalho

Monografias

Monografias do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da UEFS


Semestre: 2023.1

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Expressividade musical: a teoria da semelhança de Stephen Davies
Aldo Silva Buraen Prof. Charliston Pablo do Nascimento
O existencialismo em Frantz Fanon: a descida aos verdadeiros infernos entre a extraviação existencial e o engajamento branco como forma de essencialização do negro José Henrique de Jesus Silva Prof. Malcom Guimarães Rodrigues
Intencionalidade sensível em Santo Tomás de Aquino Lucas de Souza Prof. Antônio Janunzi Neto
Educação para promoção da liberdade: anotações sobre os contributos pedagógicos de Rousseau Maiara dos Anjos Santos Prof. Alexnaldo Teixeira Rodrigues
A falseabilidade em Karl Popper: demarcação e método científico Maria Elayne Adorno Santos Prof. Wagner Oliveira Teles
O conceito de valor na ética de Max Scheler Maria Litza Matos dos Santos Prof. Laurenio Leite Sombra
A contemporaneidade da arte de Carybé e seu mundo da arte Rita Marcia Amparo Macedo Prof. Charliston Pablo do Nascimento


Semestre: 2022.2

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

O conceito de arte e suas complexidades Angelis Freitas Ribeiro Silva Prof. Charliston Pablo do Nascimento
O Museu Regional de Artes de Feira de Santana e a Filosofia da História de Walter Benjamin Daniel Sales da Conceição Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
A Linguagem no Tractatus de Wittgenstein Juan Erlle Cunha de Oliveira Prof. Wagner Teles de Oliveira
Educação natural Monica Maria Ferreira dos Santos Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva
Filosofia africana e afrobrasileira: por uma perspectiva de libertação do ensino de filosofia Vera Lucia de Freitas Sousa Barbosa Prof. Luis Carlos Ferreira dos Santos


Semestre: 2022.1

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

O caminho para a contemplação: um estudo sobre as potencialidades da alma em Santo Agostinho Augusto da Rocha Lima Prof. Antonio Janunzi Neto
A garantia da liberdade do homem através da educação Alex Pereira dos Santos Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva
Temporalidade como sentido ontológico do ser do Dasein Adriano Brito Feitosa Prof. Laurenio Leite Sombra
As implicações do determinismo na ética da responsabilidade segundo Jean-Paul Sartre Gabriela Peixoto Oliveira Barbosa
Prof. Malcom Guimarães Rodrigus
Compreensão do narcisismo contemporâneo à luz de Byung-Chul Han Jefferson Gonçalves Dias Prof. Charliston Pablo do Nascimento
O Ensino de Filosofia como condição de possibilidade para a formação do sujeito autônomo Maria Bevane de Jesus Almeida Prof. Daniel Nery da Cruz
A importância da filosofia negro-africana nas instituições educativas Maria dos Reis de Jesus Moreira Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
Uma pedagogia da autonomia na criação de um sujeito dionisíaco: um diálogo entre Nietzsche e Paulo Freire Vinícius Pimentel Ferreira Prof. Jorge Luiz Nery de Santana

 

Semestre: 2021.2

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

A alteridade na Filosofia e suas implicações em Libras

Fred Silva de Abreu

Prof. Maurício Silva Alves

Interdisciplinaridade e Ensino de Filosofia Janiel de Oliveira Santos Prof. Maurício Silva Alves
Filosofia e a experiência afrobrasileira José Adilson Araújo Júnior Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
A análise do racismo na perspectiva do biopoder José Raimundo Lisboa Santana Prof. Malcom Guimarães Rodrigues
O saber sensível na perspectiva educacional Onésimo Lima de Almeida Prof. Luis Carlos Ferreira dos Santos
Sobre a origem e a natureza do estado em Thomas Hobbes Oto Oliveira de Souza Prof. Laurenio Leite Sombra
O medo e as suas faces na Filosofia de Thomas Hobbes Rodrigo de Jesus Perreira Prof. Laurenio Leite Sombra


Semestre: 2020.1

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

O Corpo das Yabás: Corpo e africanidade no pensamento de Célistin Monga

Aliny Pinheiro Queiroz

Prof. Jorge Luiz Nery Santana

Pensar a sexualidade: leituras a partir da filosofia de Platão e Foucault Alisson dos Santos Passos Prof. Mauricio Silva Alves
O devir-criança e outras infâncias em Paulo Freire: Um diálogo filosófico sobre infâncias e educação entre Walter Koahn e Paulo Freire Gilvaneide Carneiro Cordeiro Prof. Jorge Luiz Nery Santana
O problema prático da identidade pessoal: uma abordagem kantiana Henri Marcel de Oliveira São Paulo Prof. Laurenio Leite Sombra
A descoberta e a essência do eu em Descartes Joildo Silva de Jesus Prof. Diogo Campos da Silva
A Busca da Felicidade em Santo Agostinho Maria Cervellon Cerqueira Dutra Prof. Antonio Janunzi Neto
Ser-no-mundo enquanto caráter existencial  do  Dasein  em  Ser  e  Tempo  de  Martin  Heidegger Naiane  Meireles  de
Almeida
Profª. Tatiane  Pereira  Boechat
Interfaces do 'devir-negro do mundo' e o holocausto brasileiro Rosemeire de Paula da Silva Prof. Jorge Luiz Nery Santana


Ano: 2020

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

A natureza da relação sujeito e objeto para a filosofia cartesiana

Amanda Ataíde dos Santos

Prof. José Portugal dos Santos Ramos

David Hume e o Problema da Causalidade nas Investigações Sobre o Entendimento Humano. Caio Leone de Almeida Moura Filho Prof. Wagner Teles de Oliveira
A didática no ensino de filosofia: uma abordagem em Deleuze sobre o conceito Carina Alves de Souza Mota Sampaio Prof. Maurício Silva Alves
O uso positivo da razão pura na epistemologia kantiana. Claudinei Alves Santos Prof. Diogo Campos da Silva
Por uma Filosofia Política Afrocentrada: Um estudo em Abdias do Nascimento Cleiton de Aragão Alves Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
O Ensino de Filosofia na educação profissional e tecnológica em Feira de Santana: O caso IFBA Edlene Pereira de Castro Silva Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
Mente-corpo em Descartes: Duas substâncias distintas e harmônicas Fernando Ventura Torres Prof. José Portugal Ramos
Um estudo sobre o problema da Fraqueza Moral: a distinção entre
akrasia e intemperança em Aristóteles
Janaína Emanuelle da Silva Santos Ribeiro Profª. Adriana Santos Tabosa
“Torna-se o que se é”: Uma proposta de Ensino em Filosofia a partir do livro Assim falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche Jeanildo de Aragão Alves Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
A Crítica e o Problema de Gettier Lucas Jairo Cervantes Bispo Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
(Des) colonizando a Filosofia: Uma discussão sobre o Ensino Médio e Filosofia Africana Perpétua Santana de Souza Prof. Jorge Luiz Nery de Santana
A philia política como fundamento da polis Tamires de Souza Coelho Profª. Adriana Santos Tabosa


Ano: 2019

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Desobediência Epistêmica

Ângelo de Oliveira França

Prof. Laurenio Leite Sombra

A desconstrução heideggeriana de conceitos tradicionais de homem: um olhar sobre as relações com o mundo

Arnaldo da Silva Soares

Profª. Caroline Vasconcelos

ONDE ESTÃO OS NEGROS? Um pensamento sobre o apagamento, a invisibilidade e a resistência do corpo negro na diáspora africana Celly Rodrigues Santos Prof. Jorge Luiz Nery

O Método na descoberta do Cogito

César Augusto Vaz Sampaio Filho

Prof. José Portugal dos Santos Ramos

O ensino de filosofia emancipatório no ensino médio: uma perspectiva existencialista a partir de Sartre Daniel de Lime Muniz Prof. Maurício Silva Alves

A necessidade da descolonização do pensamento e do ensino para combater o Racismo Acadêmico e sua transposição para outras esferas sociais

Laila Geovana Moreira Beirão

Prof. Humberto Luiz Lima de Oliveira

Inteligência Artificial e Filosofia da Mente: Delimitando fronteiras entre homens e máquinas

Leila Cristina Lopes dos Santos

Prof. Antonio Januzzi Neto

Liberalidade e magnificência: virtudes e felicidade individual e coletiva em Aristóteles Jandiara Santos Almeida de Souza Prof. Diogo Campos da Silva
Compreensão e mundo: as bases ontológico-existenciais do conhecimento em Ser e Tempo de Martin Heidegger Natan Luiz Neri de Souza Profª. Tatiane Pereira Boechat

O Ensino de Filosofia e sua trajetória histórica: Uma reflexão deleuzeana sobre os problemas educacionais na Escola Básica

Mirian da Cruz Lima Prof. Mauricio Silva Alves
O Ensino de Filosofia e as recentes políticas de educação: A Educação Menor em Deleuze como possível saída Ricardo Ferreira Rocha Prof. Mauricio Alves da Silva

O Ensino de Filosofia e Interdisciplinaridade: Perspectivas para a Educação Básica

Solange Nery Alves Aquino

Prof. Mauricio Silva Alves


Ano: 2018

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Metafísica e Conhecimento em Tomás de Aquino: Questões sobre a relação entre Matéria e Abstração

Brenda Oliveira do Espírito Santo

Prof. Antonio Janunzi Neto

Mundanidade do mundo em Ser Tempo Crislane Barreto Santana Profª. Tatiane Pereira Boechat
Aplicação em ensino de filosofia para o ensino médio Ezequiel Marivaldo Lopes Cirne Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva
Considerações sobre a crítica de Heidegger à modernidade Jones de Oliveira Barbosa Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro
O processo produtivo e existencial do homem na teoria valor-trabalho em Marx Jordânia Araújo Martins Leal Profª. Adriana Santos Tabosa
O ensino de filosofia e a relação sobre-saber: Um olhar a partir de Foucault Kercia Caroline Brito de Lima Prof. Maurício Silva Alves
A transição do homem do estado natural para o estado social: uma perspectiva sobre a origem da desigualdade em Rousseau Lucas de Souza Santos Prof. Antonio Cesar Ferreira da Silva
Gênero e agência: uma investigação a partir de Judith Butler Priscila Leal Bispo Lopes Prof. Laurenio Leite Sombra
A praga aristotélica na peste psicanalítica: o bem supremo na psicanálise lacaniana Ramon Oliveira dos Santos Prof. Malcom Guimarães Rodrigues
Filosofia, ensino e aprendizagem uma contribuição do método socrático Ricardo Martins Leal Profª. Adriana Santos Tabosa

Ano: 2017

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Fisicalismo mínimo, Causalidade e Consciência - Prospecções de um Câmbio Ontológico do Epifenomenalismo dos Qualia ao Epifisicalismo

Aislan Alves Bezerra

Prof. Daniel Nery da Cruz

A concepção de emoção em Sartre: Uma análise da consciência e da emoção Carlos Geovane Pereira Ramos Prof. Malcom Guimarães Rodrigues
O livro didático de filosofia e a lei 10.639: contradições e perspectivas em uma educação multirreferencial Helaine Santos Salomão Profª. Francis mary Correira Rosa
O movimento sofista e a crítica platônica José Roque Jesus Santos Prof ª. Adriana Santos Tabosa

Lei 11.645/08: Um Devir menor no currículo de Filosofia

Lorena de Oliveira Asevedo

Profª. Francis Mary Soares Correia da Rosa

Um estudo da noção de Poiesis em Metafísíca, I, 1 Thiago Araújo Borges El-Chami Profª. Adriana Santos Tabosa


Ano: 2016

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

O conceito de crença na filosofia de David Hume

Antonio Pereira Rebouças

Prof. Wagner Teles de Oliveira

O propósito do autor como critério de distinção entre arte e não-arte após a passagem do gosto para o significado: O Caso 'Fountain', de Marcel Duchamp

Jorge Campelo de Albuquerque e Melo

Frei Dom O.F.M.Conv.

Prof. Charliston Pablo do Nascimento

Educação e Liberdade: Paulo Freire e Sartre, um diálogo possível?

José Américo Soares Neto

Prof. Jorge Luiz Nery de Santana

A Grande Política como perspectiva de superação da pequena política no Estado Moderno

Lenildo Pereira da Silva

Prof. Túlio Madson de Oliveira Galvão

A noção de “jogos de linguagem” nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein

Lívia Karla lima Leite

Prof. Wagner Teles de Oliveira

Um estudo sobre a Ideia de Deus

Rosenildes Sandes dos Santos

Prof. Antonio Janunzi Neto

Conceito de Historicidade em Ser e Tempo de Martin Heidegger

Simone Freitas Santos

Profª. Tatiane Boechat A. Zunino

Um estudo sobre o conceito de Liberdade em Rousseau

Tâmara Fonseca da Silva

Prof. Laurenio Leite Sombra


Ano: 2015

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

A certeza em Wittgenstein

Cristiane Silva Villa Flor

Prof. Wagner Teles de Oliveira

A herança kantiana presente no conceito freudiano de Pulsão: Uma investigação à luz da obra Seminários de Zollikon

Luciene Braga Ramos Borges

Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro

O progresso histórico-dialético da Consciência na Fenomenologia do Espírito de Hegel

Luiz Felipe Magalhães de Melo

Prof. Wagner Teles de Oliveira

Consciência, Liberdade e Má-Fé em Sartre: Introdução aos conceitos

Marconi Venancio Feitosa

Prof. Malcom Rodrigues Guimarães

A noção de Corpo na Analítica do Poder de Michel Foucault

Rafael Azevedo dos Santos

Prof. Malcom Rodrigues Guimarães

Bergson vai ao cinema: Sobre a relação do espectador com o espetáculo cinematográfico

Yves Marcel de Oliveira São Paulo

Prof. Laurenio Leite Sombra


Ano: 2014

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Filosofia Brasileira - Um sonho ou uma possibilidade?

André Renê Barboni

Prof. Ângelo Márcio Macedo Gonçalves

O pensar heideggeriano sobre a Técnica

Barnabé Loewenstein

Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro

O Impessoal na analítica existencial de Ser e Tempo

Sérgio Santos Sena

Profª. Caroline Vasconcelos Ribeiro

Phantasia, Sensação e Intelecção em Aristóteles

Vitor Duarte Ferreira

Prof. Antonio Janunzi Neto

Recomendar esta página via e-mail: